DIREITO CONDOMINIAL: GUERRA DOS APLICATIVOS NO MERCADO DELOCAÇÃO

Autores

  • Renato Bezerra Rosado Cascudo Rodrigues Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN

Resumo

Resumo: O presente artigo versa acerca do compartilhamento de imóvel, por aplicativos, buscando discutir a legalidade do tema em questão, apresentando soluções e objetivando a resolução de litígios. Com isso, pretende-se explorar a respeito da nova plataforma virtual de locação de imóveis, observando com o trinômio: salubridade, segurança e sossego, refletindo sobre as perspectivas da mutabilidade que esta causa traz, na sociedade atual, e os benefícios trazidos por esse. Foi realizada uma pesquisa exploratória, baseada no levantamento bibliográfico, no que diz respeito ao Contrato de Locação e Lei do Inquilinato, além de adquirir embasamento através de revistas imobiliárias e catálogos. Ademais, utilizou-se o método indutivo, partindo da análise de situações concretas do uso dessa ferramenta pela sociedade, consequentemente, da ampliação da tecnologia, no mundo atual. Após a realização do presente estudo, foi constatado que há um crescimento das locações por aplicativos de forma exacerbada, já que a sociedade utiliza da tecnologia para desempenhar as devidas atividades profissionais e questões relacionadas ao bem-estar social. Conclui-se que o compartilhamento de imóvel, por plataformas digitais, vem se desenvolvendo e aperfeiçoando, proporcionando benefícios à sociedade, englobando flexibilidade, comodidade e custo benefício.
Palavras-chaves: Compartilhamento de imóveis; Regulamentação; Locação; Hospedagem; Plataforma digital; Inovação; Superior Tribunal de Justiça.

Publicado

31-12-2023

Edição

Secção

Artigos Completos

Como Citar

DIREITO CONDOMINIAL: GUERRA DOS APLICATIVOS NO MERCADO DELOCAÇÃO. (2023). Revista Ibérica Do Direito, 3(2). https://revistaibericadodireito.pt/index.php/capa/article/view/121